CAMPANHA CONTRA O TRACOMA/HANSENÍASE E GEOHELMINTÍASES (VERMINOSES)
A campanha ocorrerá em Monte Carlo de 15 a 30 de Maio de 2014, com estudantes entre cinco e 14 anos de idade das escolas públicas. Com essas ações, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde pretendem controlar o tracoma, a hanseníase e a geohelmintíase (verminoses), assim como divulgar essas doenças nas escolas.
Hanseníase
Em ação conjunta com a Secretaria de Educação, será distribuída aos alunos uma ficha de auto-imagem com informações sobre a Hanseníase para ser respondida em casa. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos.
A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre, normalmente, pelas vias aéreas superiores. Entre os sintomas estão lesões de pele com alteração de cor e sensibilidade, dormência e comprometimento de nervos periféricos.
Tracoma
Durante a Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma, será feito exame ocular externo nos alunos para detectar o tracoma. Os casos positivos serão tratados com Azitromicina. O tracoma é uma doença inflamatória nos olhos causada por uma bactéria que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto através de objetos contaminados com secreções (toalhas, lenços, lençóis).
Geohelmintíases (Verminoses)
Os estudantes serão tratados preventivamente com Albendazol 400 mg, dose única. A Geohelmintíase (verminose) é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarréia. As principais verminoses são: ascaridíase, ancilostomíase, triquiuríase.
Os pais que não quiserem que os filhos tomem as medicações específicas para o tratamento do tracoma e da Geohelmintíase (verminoses), respectivamente, devem assinar um termo de recusa que será entregue na escola.