CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Mesmo com o frio intenso, na segunda-feira (22/07), na EEBM. Erci Dick, o professor Darci não permitiu que ele ficasse. O curso de capacitação continuada promovido pela Secretaria de Educação está sendo muito proveitoso e descontraído, 90 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I estão participando nestes dois dias de curso, ministrado pelo Professor Darci Orso da cidade de Novo Hamburgo – RS. As atividades podem ser desenvolvidas desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, são aulas práticas realizadas pelos professores que além de aprimorarem seus conhecimentos, acrescentam ao pedagógico grandes aprendizagens, relembram atividades folclóricas, recreativas e se divertem com as dinâmicas e técnicas diversificadas. Um jeito divertido de aprender, um modo gostoso de ensinar!
Não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores; que já vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a
educação.
EDUCAÇÃO INFANTIL:
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL RESGATANDO O PAPEL DO BRINCAR
Objetivos: Buscar, através do lúdico, o desenvolvimento sócio-afetivo do ser humano como um todo, visando a uma melhor qualidade de vida.
Atividades desenvolvidas:
– Atividades recreativas para elevação da autoestima (professor e aluno);
– Atividades de estimulação;
– Atividades recreativas (pais e filhos);
– Rodas cantadas;– Atividades com ritmo;
– Atividades lúdicas recreativas;
– Atividades recreativas com material alternativo.
ANOS INICIAIS:
RECREAÇÃO ESCOLAR PARA SÉRIES INICIAIS
Objetivos: A recreação, como instrumento pedagógico, buscando o desenvolvimento integral e humano, através de atividades lúdicas e vivências sócio-afetivas.
Atividades desenvolvidas:
– Atividades recreativas para elevação da autoestima (professor e aluno);
– Rodas cantadas e brinquedos populares;
– Jogos motores e sensoriais;
– Atividades com material alternativo (sucata);
– Atividades para pequenos ambientes (sala de aula);
– Colagem e pintura;
– Músicas e atividades com ritmo.